Menu
Buscar

CARRINHO

DÚVIDAS FREQUENTES

O LED do meu protetor Plugue & Use não acende mais, como devo proceder?

Resposta = A sinalização luminosa indica a vida útil de sua proteção. O não acendimento desta sinalização indica que o protetor atingiu o final de sua vida útil, sendo necessária a substituição do protetor.



Posso utilizar os protetores da linha Plugue & Use em qualquer equipamento eletroeletrônico?

Resposta = Os protetores da linha Plugue & Use possuem corrente máxima de 10 A. Desta forma podem ser utilizados para proteção de qualquer eletrônico que tenha consumo inferior a sua capacidade máxima.



Os protetores combinados da linha Plugue & Use (CLAMPER Energia + Cabo, CLAMPER Energia + Tel, CLAMPER Energia + Ethernet, CLAMPER Multi Proteção 8) têm necessidade de estarem conectados a rede elétrica para realizar a proteção da linha de dados?

Resposta = Sim. Pois a proteção da linha de dados utiliza o aterramento da tomada, ou neutro aterrado, para dreno do surto elétrico.



O que é a tecnologia SFLP?

Resposta = Signal Line Full Protection é uma tecnologia exclusiva da Clamper que garante a proteção da linha de dados mesmo sem a presença do condutor de aterramento. Esta tecnologia está disponível para os protetores combinados da linha Plugue e Use Clamper que são: CLAMPER Energia + Cabo, CLAMPER Energia + Tel, CLAMPER Energia + Ethernet, CLAMPER Energia + Ethernet PoE, CLAMPER MultI Proteção 8.



Qual a potência máxima dos protetores da linha Plugue & Use?

Resposta = Os protetores da linha Plugue & Use possuem potência máxima de 1270 W quando conectados em redes alimentadas em 127 V, ou 2200 W quando conectados em redes alimentadas em 220 V.



Corro risco de perda de sinal de TV, internet ou telefonia utilizando os protetores Clamper?

Resposta = Não. Os protetores da Clamper foram desenvolvidos e testados para garantir que não aja interferência quando utilizado para proteção da linha de dados.



Mesmo a residência não possuindo aterramento posso utilizar os protetores da linha Plugue & Use?

Resposta = Sim. Na falta do condutor de terra o protetor efetuará o dreno do surto elétrico pelo condutor de neutro.



Qual a velocidade máxima suportável pelos protetores CLAMPER Energia + Ethernet e CLAMPER Energia + Ethernet PoE?

Resposta = Os protetores Clamper para proteção de linha Ethernet operam com velocidade máxima 10 / 100 Base-T.



Minha tomada possui padrão antigo, posso utilizar um conversor de padrões antes de ligar o protetor?

Resposta = Para estas situações a Clamper indica a utilização do protetor iCLAMPERr Pocket X, que além de efetuar a proteção contra surtos elétricos, é um conversor de padrões de acordo com sua necessidade.



Os protetores Plugue & Use da Clamper são bivolt?

Resposta = Sim e podem ser utilizados em ambientes com ou sem aterramento.



O VCL Clamper possui polaridade?

Resposta = Não.



O VCL Clamper deve ser instalado antes ou depois do disjuntor geral?

Resposta = A instalação do VCL ser feita após disjuntor geral e antes do DR (se houver).



Como o VCL Clamper deve ser instalado?

Resposta = O DPS é instalado em paralelo com o sistema a ser protegido.



Pode ser utilizado o VCL 275 V para aplicação em 127 V?

Resposta = Sim. A suportabilidade dos eletroeletrônicos alimentados em 127 V é de 1.500 Volts transitório e o VCL 275 V possui uma tensão residual inferior a estes 1.500 V, portanto compatível. Adicionalmente, temos que considerar a possibilidade da tensão entre fase e neutro chegar ao valor da tensão entre fases, nas eventuais sobretensões temporárias por perda de neutro nos esquemas TN e TT.



O para-raios externo (SPDA) protege os equipamentos eletroeletrônicos contra os efeitos dos raios?

Resposta = O para-raios externo (SPDA) não protege os equipamentos contra os efeitos das descargas atmosféricas. Sua finalidade é proteger a edificação e, indiretamente, as pessoas que nela estão. Portanto para a proteção de seus equipamentos eletroeletrônicos contra os efeitos dos raios é necessário instalar os DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos).



No final de vida útil do VCL o fornecimento de energia elétrica é interrompido?

Resposta = O VCL não interrompe o fornecimento de energia elétrica quando chega ao fim de sua vida útil porque é instalado em paralelo com o sistema elétrico.



A linha VCL possui LED ou outro tipo de indicação luminosa? Como saber se o VCL Clamper está em funcionamento?

Resposta = Não. A indicação de estado de serviço da linha VCL é feita através de uma bandeirola que apresenta a cor verde fosca indicando que o produto está operando normalmente. Quando o VCL chegar ao final de sua vida útil, esta indicação será substituída por outra na cor vermelha fosco alertando que o protetor não está mais funcionando e deve ser substituído.



O VCL Clamper quando atua desarma o disjuntor geral?

Resposta = O VCL Clamper não desarma o disjuntor geral quando atua porque o VCL é muito mais rapido do que o disjuntor.



É necessário rearmar o VCL Clamper quando ele atua?

Resposta = O VCL Clamper não desarma o disjuntor geral quando atua porque o VCL é muito mais rapido do que o disjuntor.O VCL Clamper funciona automaticamente não necessitando ser rearmado.



A carga do circuito elétrico/eletrônico interfere no dimensionamento do VCL?

Resposta = A carga do circuito elétrico/eletrônico não interfere no dimensionamento do VCL, pois o DPS é instalado em paralelo. Com isso, a corrente da carga não passa pelo DPS.



Existe a necessidade de construir um aterramento especial para instalar o VCL?

Resposta = Não existe a necessidade de construir um aterramento especial para instalar o VCL. Nos sistemas de aterramento tipo TN o terra é utilizado através do condutor PEN ou PE existente e nos sistemas TT e IT também se utiliza o condutor PE existente.



Qual é basicamente o principio de funcionamento do VCL?

Resposta = O VCL é acionado pela tensão. Qualquer elevação transitória da tensão acima do valor de disparo do DPS será controlada. Portanto, o VCL oferece proteção contra surtos (sobretensões transitórias). É importante ressaltar que o VCL protege os eletroeletrônicos contra os surtos conduzidos pela rede elétrica. As demais conexões tais como, rede telefônica e TV a cabo, dentre outros, devem receber DPS específicos.



Quais são as funções do DPS?

Resposta = DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) protegem os eletroeletrônicos contra sobretensões transitórias (surtos) provocadas pelos efeitos das descargas atmosféricas diretas e indiretas, por manobras tais como o ligar e desligar da rede elétrica ou ainda por “faltas” em outros sistemas de tensão mais elevada. Seu uso é exigido por Normas Técnicas, Brasileira e de outros países.



Mesmo que a minha casa tenha no quadro elétrico disjuntor e DR é preciso instalar o DPS?

Resposta = DPS é o único (entre todos os citados) que tem a função (e a capacidade) de proteger os eletroeletrônicos contra sobretensões transitórias (surtos). Seu uso é exigido por Normas Técnicas, Brasileira e de outros países. A não utilização de DPS constitui um risco calculado e assumido do ponto de vista material. Em nenhuma hipótese a proteção pode ser dispensada se essas consequências puderem resultar em risco direto ou indireto a segurança e a saúde das pessoas.



Posso utilizar o VCL Perfurante em minha instalação ao invés do VCL Slim?

Resposta = Sim. O VCL Perfurante tem a mesma funcionalidade do VCL Slim com a facilidade de ser conectado diretamente no cabo, o que o torna ideal para quadros sem espaço garantindo uma instalação rápida e simples.



Qual a bitola mínima para utilização do VCL Perfurante?

Resposta = O VCL Perfurante pode ser utilizado em cabos com bitola de 25 mm², 16 mm² ou 10mm². Sendo que para os condutores de 16 mm² e 10 mm² se faz necessário a utilização dos adaptadores que acompanham o protetor.